quarta-feira, 27 de junho de 2012

Resenha: Jogos Vorazes

Confesso ter tido um puco de preconceito antes de ler o livro por conta da loucura em que os fãs estavam com o lançamento do filme, mas acabei sendo vencida pela curiosidade, e com tanta gente dizendo que era bom, poderia ser mesmo, né? Então, peguei o livro e logo me vi envolvida. 
Acho que muita gente, assim como eu, pega um pouco de preconceito com séries que explodem assim do nada, com tantos seguidores obstinados e toda aquela história do poser, hater, isso e aquilo, quando na verdade todo mundo tem o direito de expressar sua opinião e dizer o que acha, mas com educação, é claro.

O livro me deixou boquiaberta, devo confessar. Quando comecei a ler simplesmente não consegui mais parar, e em pouco tempo estava quase saltitando ao contar a história para quem me perguntava. É um enredo totalmente novo, que traz um romance que acontece em um lugar totalmente inesperado, e então, você se pega vivendo isso e de repente, você não sabe mais se é real ou não. Esse joguinho que a autora faz com a nossa mente deixa o leitor quase pirando com o livro em mãos.

A história: O livro é contado do ponto de vista de Katniss Everdeen, uma garota que perdeu o pai muito cedo e se viu obrigada a sustentar sua mãe e sua irmã mais nova. Vivendo em uma sociedade totalmente capitalista, que obrigava todos os jovens dos 12 Distritos a participarem da "Colheita", evento em que os participantes dos "Jogos Vorazes" são escolhidos.  Katniss se viu obrigada a participar em amor a sua irmã que foi sorteada para ser o tributo feminino. Com isso, Katniss sabia que estava arriscando sua vida, e então, daí em diante a história toma um rumo totalmente diferente. Os participantes são enviados para a Capital. Lá Katniss se encontrou totalmente confusa em relação a Peeta, o tributo masculino de seu Distrito, e também seu inimigo nos jogos. Ao iniciar dos jogos, Katniss se via dividida entre seus sentimentos e a necessidade de se manter viva e voltar para casa.

Depois de lê-lo fiquei um bom tempo refletindo a magnitude das palavras que este livro carrega, de uma forma indireta ele mostra o que as pessoas que vivem nos interiores do países sofrem, com todo o preconceito e a desigualdade que as grandes cidades os submetem.

Eu ainda não assisti o filme, em parte porque não quero me decepcionar depois de ter lido um livro escrito tão bem, e também porque ando totalmente sem tempo ultimamente. Quero mesmo é ler "Em Chamas", a continuação da trilogia, mal posso esperar para ver o que este livro tem para mim!

E aí, alguém já leu "Jogos Vorazes", ou viu o filme? Gostou?

6 comentários:

  1. Não vai se decepcionar com "Em Chamas", apesar do primeiro volume ser o meu preferido, a saga só melhora. A trilogia é incrível! Tornaram-se meus livros favoritos. Vou esperar as resenhas dos próximos ;]

    Parabéns pela resenha.
    Beijos,
    Lucas
    http://apanhadordehistorias.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom ler isso, vi muita gente dizendo que não gostou de "Em Chamas", por outro lado assim como você muitas mais pessoas amam a trilogia. Prometo ler "Em chamas" e "A esperança" logo, logo, e postar as resenhas com certeza! Obrigada, beijos;

      Excluir
  2. Gostei muito desse livro. Ja li a trilogia duas vezes. To viciada em Jogos Vorazes. Preferi o livro do que o filme. Achei o liovro com mais ação e mais romance. :)

    ResponderExcluir
  3. Oii. Conheci Jogos Vorazes há um bom tempo, mas quando fui ler o livro, a série já estava bem mais conhecida. Ahh, e o que dizer? É muito bom!
    Bom, o livro tem muitos mais detalhes que o filme, claro. Ainda assim, pode crer que JV é uma das adaptações mais fiéis que conheço.

    É difícil dizer qual livro eu gostei mais. Quer dizer, ainda não li A Esperança, mas os dois primeiros são ótimos.
    Leia "Em Chamas" assim que puder. Quero saber o que achou.

    Beijos.
    Anna
    http://castanhadechocolate.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Oi Martha, pode ler os outros dois sem susto, pois conseguem manter o ritmo do primeiro.
    É uma boa trilogia pois a autora consegue criar um mundo paralelo que, como vc bem observou, guarda semelhanças com aspetos de nossa vida, funcionando como uma boa crítica social.
    Quanto ao filme, considerei-o muito bom. Estou ansioso pelos próximos.
    Abçs, Mário.

    ResponderExcluir
  5. Quero muito ler esse livro. Ele causa muitos comentários e polêmicas, por isso estou tão ansiosa para comprá-lo.
    ótima resenha! me deixou com mais vontade ainda haha.

    ResponderExcluir