domingo, 29 de julho de 2012

Indicação de Leitura: Sorrisos de Bombaim

"A viagem que mudou meu destino"
"Sorrisos de Bombaim" não é um livro muito conhecido. Então, presumo que poucos dos leitores aqui do blog o conheçam. O livro é composto pelos relatos de Jaume Sanllorente, um homem que largou sua vida em Barcelona, para se dedicar exclusivamente as crianças necessitadas da Índia.

Sinceramente, este não é o meu tipo de leitura favorita. Mas ao me deparar com este livro, me vi adentrando um espaço novo, o qual secretamente sempre tive vontade de conhecer.

A história: Jaume Sanllorente era um jornalista conhecido em Barcelona, onde vivia uma vida individualista sem realmente nunca ter parado para pensar nos outros. Mas, sua vida estava prestes a ter uma virada emocionante. Ao embarcar em uma viagem para a Índia, país que ele nunca tivera real interesse em conhecer, acaba por ver-se tocado pela desigualdade que sofriam as crianças consideradas intocáveis do país. Quando retornou á Barcelona, Jaume simplesmente não conseguiu mais viver sua vida individualista, e isso acaba levando-o a tomar uma decisão que mudaria sua vida para sempre. Acaba se mudando para a Índia e criando um orfanato que visa acolher crianças das regiões mais pobres de Bombaim. Mas este processo não é fácil, Jaume se vê sempre desafiado, pois em um país onde ninguém olha para os lados, alguém disposto a mudar isso não é visto com bons olhos.

Uma leitura simples e direta, que traz muito conhecimento sobre as culturas de um país extremamente desorganizado. Acima de tudo, este livro traz para quem lê a oportunidade de enxergar as pessoas que passam por necessidades absurdas ainda hoje.

Quem aí também gosta de livros que enriquecem a alma?

3 comentários:

  1. Parece ser uma boa leitura,anotado para uma futura leitura...
    Bjins

    ResponderExcluir
  2. Estou lendo e amando! Jaume é uma pessoa inspiradora.

    ResponderExcluir
  3. Vale a pena ler. Gostei muito. É para mim um dos livros de Eleição! Teresa Eugénio, Portugal

    ResponderExcluir