quarta-feira, 18 de julho de 2012

No Mundo da Leitura: Origem das Expressões Populares

Você já se perguntou de onde vem tantas expressões populares?
Pensando nisso, resolvi dar uma pesquisada sobre o assunto, e acabei descobrindo coisas realmente interessantes.

Lua-de-mel
Há mais de 4 mil anos, os habitantes da Babilônia comemoravam a lua-de-mel durante o primeiro mês de casamento. Nesse período, o pai da noiva precisava fornecer ao genro uma bebida alcoólica feita da fermentação do mel. Como eles contavam a passagem do tempo por meio de um calendário lunar, as comemorações ficaram conhecidas como lua-de-mel. 

No tempo do Onça
No início do Século 18, o Rio de Janeiro era governado por Luiz Vahia Monteiro, conhecido como “o Onça”. Ele tinha este apelido por ser extremamente severo e exigente. Durante o período em que governou o Rio, ele cumpria rigorosamente a lei e exigia que todos a cumprissem também. Os saudosos do governador Vahia Monteiro, ao assistirem o desleixo com que a cidade era administrada, viviam suspirando pelos cantos e dizendo: “Ah, no tempo do Onça que era bom!”. Por conta disto, a expressão “no tempo do Onça” passou a significar coisa antiga, algo de tempos passados.

Quem não tem cão, caça com gato
Na verdade, a expressão, com o passar dos anos, se adulterou. Inicialmente se dizia "quem não tem cão caça como gato", ou seja, se esgueirando, astutamente, traiçoeiramente, como fazem os gatos.

Sem Eira Nem Beira
Os telhados de antigamente possuíam eira e beira, detalhes que conferiam status ao dono do imóvel. Possuir eira e beira era sinal de riqueza e de cultura. Não ter eira nem beira significa que a pessoa é pobre, está sem grana.

O que vocês acham disso? Alguém tem curiosidade de saber a origem de outras expressões populares?

Um comentário:

  1. Oi Martha,

    Para contribuir com seus exemplos, coloco a expressão "cuspido e escarrado", a qual se originou de 'esculpido em carrara'. Carrara é uma região da Itália, de onde é extraído um mármore com o qual se esculpiam estátuas muito detalhistas, bem minuciosas.

    ResponderExcluir