sexta-feira, 3 de agosto de 2012

Bibliotecando

Biblioteca do Castelo de Beloeil - Bélgica
A biblioteca abriga mais de 20.000 livros e manuscritos preciosos, algumas das quais são raras, como o "Liber passionis" de Henrique VII de Inglaterra. Um retrato de Albert Henry, segundo Príncipe de Ligne (1609-1641), lembra que o homem de estudo foi o criador deste conjunto único.

Junto à biblioteca, uma sala pequena contém livros e mais de 3.500 cartas e correspondência trocada com príncipes soberanos de Ligne.

A biblioteca está localizada no "Castelo de Beloeil " que está situado na municipalidade de Beloeil, na província de Hainaut, Bélgica e desde o século XIV, tem sido a residência do Príncipe de Ligne. O castelo está no meio de um magnífico jardim barroco projetado em 1664.

No ano novo de 1900, um desastre atingiu o castelo. Um incêndio queimou-o completamente, mas a maioria de suas mobílias, incluindo a biblioteca, que contém mais de vinte mil preciosos volumes, e a coleção de arte foram salvos. O castelo então foi reconstruído nos anos seguintes pelo arquiteto francês Samson. Os interiores foram suntuosamente redecorados com as melhores peças da coleção dos Ligne, lembrando o Palácio de Versalhes.

Interessante, não?

Nenhum comentário:

Postar um comentário