domingo, 16 de setembro de 2012

Livro x Filme: Marley & Eu

            A maioria dos filmes que tem um cachorro como protagonista nos deixam cheios de sentimentos e são tocantes. Alguns falam sobre cães que salvam as pessoas, outros, sobre o companheirismo deles, sempre nos mostrando o lado bonito do cachorro. Como tantas outras coisas, existe uma exceção e esta é Marley, que estraga qualquer ideia de um cachorro bem-comportado.
John Grogan, um escritor e jornalista norte-americano, recebia em média 20 cartas pelas suas colunas publicadas, mas ao escrever sobre a história de Marley em sua coluna, recebeu mais de 800 cartas, deixando-o com grande alegria e surpresa. John recebeu muitas mensagens positivas das pessoas, que o incentivaram para escrever um livro, e foi o que ele acabou fazendo. 

Diante de tanto sucesso que o livro causou, "Marley & Eu" foi adaptado para o cinema, protagonizado pelos atores Owen Wilson e Jennifer Aniston. O filme foi recebido também com muito sucesso, um arrecadamento mundial grande e ficando até em primeiro lugar nas bilheterias. 

Os filmes, para quem ainda não leu o livro original, parecem incríveis, mas a partir do momento que você lê o livro, consequentemente pode mudar de opinião. Achei o filme divertido e contagiante. Ainda o acho, porém todos sabemos que as adaptações de livro para o cinema nunca chegam aos pés dos livros. Neste filme, o casal John e Jenny são bastante descolados e o trabalho de John e as brigas de família, são bem mais acentuadas do que no livro. Mas os momentos importantes não ficaram de fora, o que é um bom sinal.

Sinopse/Resenha: John Grogan conta sua história, ao lado de sua família e seu labrador americano Marley, que moravam no sul da Flórida. Um pouco depois de John e Jenny se casarem, dois jornalistas concorrentes, eles decidem comprar um cão para verem suas capacidades como pais, antes de encarar o sonho de ter um filho. Numa fazenda, eles compram um filhote labrador, ao qual dão o nome de Marley. Desde o primeiro segundo Marley mostra seu lado carinhoso e travesso, ingerindo objetos além de muita ração e ''brincando'' com tudo que havia em sua frente. Os anos vão passando, John e Jenny viram pais, aumentando sua família e as complicações de uma vida adulta. Marley, porém, continuou o mesmo, ''O pior cão do mundo'', como nomeou John, embora diferente de todos os outros. Treze anos na vida da família Grogan, foram suficientes para Marley mudar a vida deles e ser este cão inesquecível. 

É uma história para rir, chorar e se emocionar. E nas palavras de John Grogan, finalizo: ''É realmente muito simples, mas, mesmo assim, nós humanos, tão mais sábios e sofisticados, sempre tivemos problemas para descobrir o que realmente importa ou não. (...) Descobri que tudo estava bem á nossa frente, se apenas pudéssemos ver. Ás vezes, era preciso um cachorro com maú hálito, péssimos modos e intenções puras para nos ajudar a ver.''

Você já leu o livro ou assistiu o filme? Conte para nós o que achou da história de "Marley & Eu".

4 comentários:

  1. Primeiro li o livro depois procurei ver o filme. Geralmente me emociono mais com os livros do que com os filmes, mas em Marley e Eu foi diferente. Posso ver esse filme 100 vezes, choro em todas elas. kkkkkk
    Beijos

    http://cafeeocio.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Ainda não li nem assisti, mas estou curiosa. Acho que assistirei ao filme por esses dias, mas já sei que me emocionarei demais - tenho três gatos. rsrs...

    Beijos!

    Isie Fernandes - de Dai para Isie

    ResponderExcluir
  3. Olá
    Eu sou apaixonada por animais, por isso nunca consigo assistir filmes com eles. Sempre choro muito e fico muito triste quando acontece alguma coisa aos bichinhos, por isso evito a tudo custo. E com Marley e eu não foi diferente. Eu sou do tipo que prefiro não ver um filme bom se desconfiar que ele me faça chorar, detesto me sentir angustiada.
    Parabéns pela resenha
    beijos!

    Andressa
    umdiaacadalivro.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Eu amo tanto o livro quanto o filme! Ri e chorei, chorei mto, kkkkk

    Eu também um blog sobre livros e gostaria de te convidar para conhecer!

    seguindo aqui e se puder retribuir ficarei mto grata!

    http://devotedforbooks.blogspot.com.br/

    bjjos

    ResponderExcluir